fbpx
transição energética

Oportunidade paga: pesquisa sobre transição energética na América Latina e no Caribe

Jornalistas e pesquisadores da América Latina e Caribe, esta oportunidade paga é para você!

Temos parceria com a Clean Energy Wire para oferecer 12 bolsas de estudo por meio das quais buscamos nos aprofundar em como a mídia está abordando a transição energética na região.

Por que criamos este programa?

As mudanças climáticas exigem ações urgentes para atingir a emissão zero de carbono até 2050 e uma redução drástica em 2030. Em comparação com outras regiões, os países latino-americanos têm vantagens significativas para fazer essa transição, com vastas oportunidades de aproveitar a energia solar e eólica a preços competitivos.

No entanto, o tema da transição energética tem recebido pouca cobertura na região e, com a crise da COVID-19, pode ser ainda mais afastado da pauta de notícias.

É por isso que, junto com a Clean Energy Wire, queremos garantir que os jornalistas latino-americanos estejam equipados com o conhecimento, as habilidades e os recursos necessários para cobrir a transição energética na região. Queremos promover um maior entendimento sobre o tema, bem como uma melhor divulgação dos desafios e possibilidades que ele inclui, de forma que esses jovens profissionais se sintam mais seguros para propor histórias e levá-las às redações e seus públicos.

Para conseguir isso, primeiro precisamos entender por que essa questão crítica não recebeu a atenção que merece e o que jornalistas e editores precisam para abordar essas histórias. É aqui que nasceu este programa.

transição energética

Em qué consiste?

Reuniremos 12 jornalistas e pesquisadores para serem treinados em análise de cobertura da mídia, utilizando uma matriz já testada com sucesso pelo Climate Tracker em outras regiões, mas adaptada às particularidades da América Latina.

Os 12 membros do programa serão treinados no uso de ferramentas de pesquisa de mídia avançada e abordarão como a mídia cobre as histórias de energia e mudança climática em seis países da região: Chile, Argentina, Colômbia, Brasil, México e República Dominicana.

O programa tem duração inicial de um mês, prorrogável por mais dois meses e é uma oportunidade remunerada.

Ao final dos três meses, os selecionados terão participado de uma análise inédita de como as histórias de transição energética são cobertas na América Latina e no Caribe, além de identificar as principais barreiras e dificuldades enfrentadas por jornalistas e editores com o tema.

Em resumo, o programa inclui:

  • Treinamento de um mês com foco em análise de mídia, cobertura jornalística e transição energética
  • Pagamento por cada mês de trabalho
  • Possibilidade de participar mediante pagamento de uma pesquisa regional de alto impacto

Como aplicar?

Candidatar-se a esta oportunidade é muito fácil!

Precisamos apenas do seu currículo, destacando sua experiência anterior no assunto e respondendo a algumas perguntas sobre a cobertura da transição energética em seu país. Ajude-nos a escolher você!

Você tem até 10 de novembro para se inscrever nesta chamada.

O que estamos procurando?

Jornalistas e pesquisadores do Chile, Argentina, Colômbia, Brasil, México e República Dominicana com experiência em mídia e investigações, menores de 35 anos. Ou, pessoas de outras profissões com experiência acadêmica e / ou sociedade civil relacionada, que tenham:

  • Um forte desejo de melhorar como pesquisador ou jornalista
  • Disponibilidade para participar de todas as sessões de treinamento (uma vez por semana durante o primeiro mês)
  • Interesse em análise de mídia, metodologias e cobertura jornalística
  • Publicações anteriores na mídia nacional

MAIS: Experiência em meio ambiente e mudanças climáticas pontua no aplicativo, embora não seja exclusivo.

Que oferecemos?

  • Oportunidade paga para entender o panorama da transição energética em seu país e trabalhar com colegas jornalistas de toda a região
  • Contato com algumas das organizações e especialistas mais reconhecidos da região
  • Aumento considerável em sua experiência e habilidades em análise de mídia

Estamos entusiasmados com a pesquisa em que você mergulhará e esperamos trabalhar com você, então não perca tempo – inscreva-se HOJE! Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, não hesite em nos contatar em francisco@climatetracker.org.