A oportunidade
Temos o prazer de anunciar um novo ciclo do nosso Programa de Mentoria de Jornalismo Climático, um dos nossos melhores projetos até agora.
Entre março e julho de 2022, receberemos uma nova coorte de seis jovens jornalistas ansiosos para produzir histórias climáticas e aprender no processo.
Durante o período de bolsa, cada jornalista receberá orientação de nossa equipe de mentores, enquanto trabalhamos em treinamentos em grupo para fortalecer seus conhecimentos sobre a apresentação de histórias sobre mudanças climáticas.
Desafiamos cada jornalista a experimentar e usar novas técnicas, formatos e plataformas de mídia para contar suas histórias. Os bolsistas selecionados também terão a oportunidade de interagir e colaborar com jornalistas de todo o mundo.
Desta forma, nosso programa de treinamento online irá imergir seis jovens jornalistas de todo o mundo em um programa pago que os beneficiará muito.
Como participante selecionado, você será desafiado e apoiado a postar histórias (individuais e colaborativas), produzir boletins informativos, participar da produção de podcast e participar da criação de conteúdo de mídia social no Instagram, Twitter e TikTok. 💃 Além disso, suas histórias serão compartilhadas e divulgadas através de nossos canais e redes.
Nosso objetivo é torná-lo famoso pelas histórias climáticas que você gera.
Esta é uma ótima oportunidade para aprimorar suas habilidades, expandir suas redes de contatos e aumentar sua visibilidade como um profissional de destaque.
Prazo de inscrição: 21 de fevereiro de 2022
Com o que os selecionados se comprometem?
Uma vez selecionado, vamos fazer a bola rolar bem rápido!
Os bolsistas serão obrigados a participar de chamadas em grupo a cada duas semanas, onde receberão sessões de aprendizado de nossa equipe. Eles também devem participar de atendimentos individuais quando necessário. Além disso, eles terão que trabalhar em produtos e contribuições multimídia.
Aqui está uma amostra do que faremos durante a mentoria:
- 1 conto (2 fontes, 500-700 palavras, 1 foto)
- 2 histórias em destaque (pelo menos 3 fontes, 1K-1,2K palavras, 3 fotos)
- 1 história colaborativa (mais de 5 fontes diretas, pelo menos 1 infográfico, 5 fotos, mais de 2 mil palavras)
- Dependendo de nossa seleção, você pode passar a fazer uma história colaborativa ou uma história individual de formato longo.
- Adaptações de suas histórias para newsletters / Contribuições de podcasts em suas histórias / Entrevistas ao vivo no Instagram
Esta não é apenas uma grande oportunidade para construir uma rede de contatos em todo o mundo e se envolver com jornalistas além de um país/região. É também uma oportunidade fantástica para ganhar experiência prática.
Para promover suas histórias e alcançar públicos maiores, você terá a oportunidade de escolher entre as seguintes opções:
- Contribuição do boletim informativo: Você vai produzir uma adaptação em primeira pessoa de sua história em nosso Climate Weekly. Com isso, eles poderão experimentar o formato de newsletter.
- Entrevista Podcast: Você será entrevistado sobre uma de suas histórias para o nosso podcast Climate Tracker Weekly. Eles experimentarão essa plataforma e aprenderão sobre o processo de criação de seu próprio programa.
- Entrevista ao vivo no Instagram: Você fará uma entrevista ao vivo através da conta do Instagram do Climate Tracker e poderá experimentar um vídeo ao vivo!
- Entrevista especial no Twitter: Fazer uma entrevista ao vivo na conta do Climate Tracker no Twitter. Isso permitirá que você experimente o formato do Twitter Spaces e entrevistas ao vivo.
- Vídeo TikTok – Você escreverá um roteiro de 3 minutos para um vídeo TikTok para representar uma de suas histórias de uma maneira divertida, criativa e inovadora.
Aplique na hora!
Estamos analisando as inscrições enquanto você lê isso, então corra e inscreva-se HOJE!
Algumas dicas para sua aplicação
Políticas climáticas: estamos interessados em histórias que acompanhem a implementação de políticas climáticas, em áreas como ciência, energia, adaptação, transporte, conservação, etc.
Impactos: As mudanças climáticas afetaram as comunidades locais em seu país? Como? Esses impactos poderiam ter sido evitados? Qual foi o papel das autoridades? Certifique-se de que há uma forte ligação entre sua história e a crise climática.
Pandemia de Covid-19: A pandemia afetou os planos climáticos do seu país? Seu país está investindo em energia renovável ou combustíveis fósseis para sua estratégia de recuperação?
Soluções: As comunidades em sua área implementaram novas soluções ambientais? Eles estão relacionados a uma estrutura maior, como NDCs, créditos de carbono, etc.? Que limitações eles têm?
O que buscamos em nossos estagiários?
Os candidatos ideais terão:
- Entre 18 e 35 anos
- Pelo menos um ano de experiência em jornalismo
- Fome de melhorar como jornalistas: esta é uma experiência de aprendizado
- Experiência comprovada em histórias climáticas
Conheça nosso último grupo de bolsistas!
O tempo está correndo e estamos felizes em receber uma nova geração.
Se você tiver alguma dúvida ou tiver alguma dificuldade com sua inscrição, sinta-se à vontade para entrar em contato com Dizzanne Billy de nossa equipe de divulgação: dizzanne@climatetracker.org.
E muitos sucessos!