Começamos o ano com boas notícias!


Inscreva-se aqui

A OPORTUNIDADE

Em colaboraçao com a a Hivos, a Climate Tracker treinará e enviará 6 incríveis jornalistas africanos para cobrir o Fórum Energia Sustentável para Todos, em Ruanda, nos dias 26 e 28 de maio.

Procuramos jovens jornalistas de toda a África que queiram escrever histórias incríveis e de grande impacto sobre os desafios energéticos em seu países de origem.

O Fórum Energia Sustentável para Todos (SEforALL) reunirá os especialistas e tomadores de decisão mais renomados do mundo na que certamente será a principal reunião global sobre os desafios energéticos que o continente enfrenta.

Para os jornalistas, esta será uma grande oportunidade de carreira para conhecer e aprender com alguns dos principais impulsionadores e agitadores da indústria. O fórum será um ponto de encontro vibrante para mostrar ações em direção à energia sustentável, com empreendedores, líderes comunitários, líderes de cidades, formuladores de políticas, financiadores e investidores na área energética.

Por meio de uma parceria inédita com a Hivos, estamos procurando 6 jornalistas africanos incríveis para se juntarem à nossa equipe no SEforALL e nos ajudar a moldar um dos debates mais importantes do nosso tempo.

Os seis selecionados receberão uma bolsa para viajar para Kigali para o evento, treinamento exclusivo com renomados especialistas e jornalistas da área, e recursos de investigação para cobrir questões de energia em seu país de origem – tudo com a mentoria da equipe da Climate Tracker.

O SEU PAPEL COMO BOLSISTA

Como bolsista, você também receberá treinamento sobre clima e jornalismo, participará de entrevistas em grupo com autoridades / especialistas de alto nível e fará contatos com pessoas incríveis de todo o mundo!

Após o Fórum, os 6 bolsistas farão parte de uma bolsa de jornalismo investigativo de 8 semanas, guiada pela Climate Tracker, que permitirá aos selecionados refinarem suas habilidades de jornalismo e relatar as questões energéticas importantes de seu país.

Não precisa se preocupar com despesas, tudo será organizado e pagado por nós.

GOSTEI! O QUE É QUE TENHO QUE FAZER?

Para concorrer você tem que escrever e publicar uma história focada em qualquer um dos seguintes temas:

  • Acesso a energia
  • Cozinha com energia limpa
  • O direito à transição energética
  • Garantir que todos se beneficiem do acesso à energia sustentável
  • Energia sustentável e mudanças climáticas

PRAZOS

  • 18 de março: Mande o link para sua matéria usando a app da Climate Tracker App até meia-noite (GMT+3) do 18 de março de 202.
  • 30 de março: Os candidatos finalistas receberão um link para mandar suas propostas para a matéria investigativa até o dia 30 de março. 
  • 10 de abril: Anunciaremos os candidatos selecionados.

FAQs

O que é queremos dizer com “publicar”? 

Você precisará publicar sua matéria em um meio de comunicação de sua escolha. Pode ser local, nacional, regional ou internacional. Infelizmente, não podemos aceitar entradas em blogs pessoais.

Em que língua tem que estar a matéria?

Você pode publicar em qualquer idioma, dependendo do seu público. Do português ao macua, do umbundo ao crioulo, o que queremos é que você faça uma excelente matéria.

Tem que ser uma matéria escrita online?

 

Não! Desde que você possa nos enviar um link ou alguma evidência de seu trabalho na mídia para destacar os desafios de energia sustentável, nós o aceitaremos. Adoramos obter clipes de rádio, PDFs de jornalismo impresso, links de podcast e trechos de TV.

Se o seu trabalho ajuda a aumentar a conscientização e alcança um público amplo, ficaremos felizes em analisá-lo.

Por exemplo:

Se você dirige um programa de rádio em changana em Moçambique, envie-nos o link para suas ótimas entrevistas sobre energia limpa.

Se você é um apresentador de TV Zimbo em Angola, adoraríamos ver seus clipes de TV.

Se você é um jornalista de língua portuguesa de Cabo Verde, escreva uma ótima história em português sobre energia sustentável e envie-a!

Para obter mais informações, dicas e perguntas, você pode clicar aqui. Estamos confiantes de que você encontrará tudo o que procura lá, mas se ainda tiver alguma dúvida, envie um e-mail para chris@climatetracker.org.

 

Por último, revisaremos os artigos enviados por meio da plataforma, forneceremos feedback e dicas e selecionaremos os melhores autores com base em nosso sistema de classificação. Você pode encontrar mais informações aqui.

Registre-se hoje! Planejamos enviar materiais de treinamento, oportunidades de seminários on-line e atualizações de informações semanalmente até março!


Inscreva-se aqui

Climate Tracker

About Climate Tracker

A network of over 9,000 passionate young journalists, communicators and activists, getting climate change in the headlines around the world. Find out more about us at climatetracker.org/about/